Ria de Aveiro

Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro, esta localizada no litoral de Portugal, ocupa uma área com mais ou menos 11.000 hectares, é considerada uma das formações geológicas mais importantes e de elevado valor ecologista no panorama nacional e internacional.

Em tempos a ria de Aveiro foi fonte de principal sustento para os seus locais, e a fertilidade dos campos agrícolas também era muito elevado. Por estes motivos as pessoas inicialmente se fixaram nesta região junto a costa. Estarreja possui múltiplos canais ramificados da ria de Aveiro, eram utilizador antigamente como meio de transporte de mercadoria como o moliço algas fertilizantes que era transportado em grande quantidade pelos moliceiros, sal das salinas de Aveiro e também algumas quantidades de arroz, milho, etc.

Alma da Região

A ria de Aveiro necessita de dragagem para que se mantenha tal como está, com abertura da praia da barra, se assim não for seria muito complicado. Estarreja foi aliada a ria de Aveiro, através da intervenção humana, foi criada habitares ótimos para as espécies animais sobre tudo a flora e fauna.

percurso de Salreu.
Percurso de Salreu
Turismo Bio Ria Aveiro
Turismo Bio Ria Aveiro

Responsabilidade Ambiental

A camara municipal de Estarreja assumiu a responsabilidade ambiental. Hoje em dia existe uma grande preocupação ambiental, no fundo o projeto Bio Ria veio revitalizar as raízes da população de Estarreja. Reconhecido por muitos visitantes que chegam de toda parte do nosso pais Portugal, a qualquer altura do ano para visitar e conhecer a Ria de Aveiro.

Projeto Bio Ria

O projeto e os percursos de passeios na bio ria, foi criado em 2005, também criado o percurso de Salreu, foi um dos quinze finalistas a nível europeu num concurso de sustentabilidade ambiental e turismo. Tem um centro de educação ambiental, onde as pessoas aos fim-de-semanas podem requisitar bicicletas, binoculo, guias de observação de aves, etc.

Em sintonia com a natureza

O homem em perfeita sintonia com a natureza. Moldou este ecossistema com a criação de salinas, drenagem de sapais, abertura de esteiros e dragagem de canais de reduzidas dimensões permitindo a navegação. Tendo contribuindo desta forma para o aumento da riqueza e biodiversidade associada aos habitats.

Por do sol percursos de passeios na bio ria
Por do sol percursos de passeios na bio ria
Bio Ria Estarreja
Bio Ria Estarreja

 

 

 

 

 

 

A beleza de inconfundível

A beleza paisagística inconfundível desta valiosa zona húmida, é reconhecida pelos diversos estatutos de natureza. Onde se destaca a classificação de zona de proteção especial e vários sítios de Importância Comunitária. Mostra-nos a necessidade de valorizar, conservar e promover de forma sustentável o vasto património natural existente nesta região.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *