Aveiro Portugal a cidade Veneza

No litoral de Portugal

Aveiro é uma cidade que fica no litoral de Portugal, fundada junto a uma laguna conhecida como Ria de Aveiro. O Município de Aveiro conta com cerca de 78 450 habitantes.

Aveiro prosperou muito no século XV (15) devido ao sal, por isso as salinas e a pesca do bacalhau foram os pontos fortes.

Porém, no Inverno de 1575, fortes tempestades destruíram o profundo canal de comunicação entre a ria e o mar, por onde transitavam os grandes navios que aportavam em Aveiro, destruindo o comércio marítimo, a pesca e a actividade salineira.

Pois só no século XIX (19) Aveiro voltou a crescer e hoje tem universidade, varias indústrias e claro turismo.

Cidade Veneza portuguesa

O motivo para esse apelido de cidade Veneza de Portugal, é porque é atravessada por um canal chamado ria de Aveiro. Por outro lado é tida como um dos destinos mais encantadores do país.

Em Aveiro Portugal a cidade Veneza, tem barcos chamados moliceiros, passeiam nos canais levando principalmente turistas, a função destes barcos seria para trabalho e apanhar moliço um tipo de alga usado para fertilizante.

Barcos Moliceiros
Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro
Moliço
Moliço é uma alga que são colhidas para serem usadas na agricultura

 

 

 

 

 

 

 

Em Aveiro a cidade Veneza todos os passeios de moliceiro são iguais. Por aqui são várias empresas ao longo do canal. Todas cobram o mesmo valor de 10 euros durão o mesmo tempo cerca 45 minutos.

Doce típico da cidade

Ovos-moles é um doce tradicional de Aveiro, feito com creme de ovo e hóstia do tipo da igreja.

Bicicletas Bugas

Conhecer a cidade passear pelo canal, Aveiro tem um sistema gratuito de bicicletas de empréstimo chamado buga, pode utilizar o dia inteiro dentro do horário de funcionamento, as lojas estão identificadas é basta deixar um documento de identificação.

 

bugas de Aveiro
bugass – Bicicletas Gratuitas de Aveiro

O que ver em Aveiro

Praça da república outro ponto forte para se conhecer em Aveiro, tem uma estátua de José Estevão. Logo depois escola, teatro, câmara municipal de Aveiro, igreja da misericórdia que foi construída no século XVI (16) tem a fachada toda bonita feita de azulejos.

Vem conhecer as praias do distrito

Aveiro tem duas, praias da barra onde existem um farol, o mais alto farol português com 62 metros de altura. Juntamente a praia da costa nova onde tem um detalhe especial as casas pintadas as riscas na avenida principal.

Com tudo as praias ficam a uma distância de 10 a 12 km não é longe da cidade longe. Não existe melhor maneira de se conhecer a cidade de Aveiro que não ser a pé

 

 

1 thought on “Aveiro Portugal a cidade Veneza”

  1. Pingback: Aveiro tem Passadiço ao lado da Ria - Ver para crer

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *